O Agrupamento de Escuteiros de Longos nasceu a 3 de junho de 1974, sendo oficializado com o número 454. A ideia surgiu na sequência de várias conversas de um grupo de jovens residentes em Longos, desafiando alguns amigos da freguesia, a criar um movimento que pudesse apoiar na educação dos mais novos. O entusiasmo foi progredindo, e muitos foram os que, de todos os lugares da freguesia, quiseram unir-se nesta causa.
Contou com o auxílio imprescindível do Sr. Eduardo, pároco da freguesia na altura, mais tarde Assistente do Agrupamento, que sempre apoiou e facultou o espaço que serviu de abrigo aos Escuteiros. Durante muitos anos as instalações do Agrupamento foram nos fundos do salão paroquial e mais tarde passaram para uma sala única, no mesmo salão.
Depois, devido à necessidade de espaço, e em colaboração com o pároco João Cunha, a sede passou a ser onde é hoje, junto à residência paroquial, num edifício construído com muito esforço e dedicação de todos os escuteiros, e com muitas ajudas dos beneméritos. Foi inaugurada a 4 de agosto de 2004.
O Agrupamento iniciou com 47 pessoas, 20 escuteiros (lobitos) e 16 exploradores e 11 dirigentes, ocorrendo as primeiras promessas em1974, aquando a fundação.
Já foram centenas as atividades onde participaram, a nível nacional e regional, destacando-se as intervenções na freguesia com a participação nas missas, nas festas religiosas, entre tantas outras.
Cerca de 300 escuteiros já passaram pelo Agrupamento de Escuteiros 454 de Longos.
Neste momento possuímos um efetivo de 50 elementos que tal como muitos que ainda permanecem neste Agrupamento e hoje são dirigentes, fizeram lá toda a sua formação no escutismo.
Tomaram posse 2 Chefes do Agrupamento: José da Costa Gonçalves e José Silva Ferreira, sendo o chefe em funções. É uma “grande família”, todos levam e deixam marcas com a sua passagem, não só os que de alguma forma tiveram que seguir rumos diferentes e os que já partiram para o eterno acampamento.
Rua da Murteira Nº 68 • Longos, Guimarães